quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dicas de filmes

FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Sinopse

Forrest Gump é um homem muito especial que nasceu e cresceu em Greenbow, Alabama, onde sua mãe tem uma Pensão. Com um QI abaixo da média, fato que não o incomoda, nem à sua mãe, nem a Jenny Curran, sua melhor amiga, é entretanto considerado estúpido por muitos. Na verdade, ele é apenas uma pessoa ingênua, iluminada, débil e disciplinada que vê o mundo por uma perspectiva diferente, olhando a vida sempre de forma positiva.

Acidentalmente, Gump participa da história americana nos trinta anos que correspondem às décadas de 50 a 70. Assim, nos anos 50, ele inspira Elvis Presley a rebolar. Em 1963, presencia George Wallace tentando impedir a entrada de estudantes negros na Universidade do Alabama. Nos anos 70, em Washington, é a primeira pessoa a notificar as autoridades sobre as suspeitas atividades no Hotel Watergate. Gump visita a Casa Branca três vezes, participa do show de Dick Cavett com a presença de John Lennon, é considerado herói da Guerra do Vietnã, etc.

Enfim, ao longo de quase trinta anos, Gump torna-se uma estrela do futebol, um herói de guerra, um homem de negócios bem-sucedido e um ícone popular. Entretanto, há um elemento central que marca sua vida: seu amor por Jenny. Ela está sempre presente em seus pensamentos, não importa o que ele esteja fazendo ou o que ele seja.

Críticas

"Forrest Gump - O Contador de Histórias" é um filme maravilhoso, mágico. Apresentando várias mensagens, o filme foi feito para emocionar e para que as pessoas reflitam sobre a vida. A ótima história é contada com um misto de drama e bom humor, surpreendendo o espectador à cada cena.

O diretor Robert Zemeckis, aproveitando os recursos que os efeitos especiais oferecem, consegue colocar Gump em situações históricas verdadeiras, fazendo com que o nosso herói esteja presente em vários eventos que marcaram a vida americana.

"Forrest Gump - O Contador de Histórias" arrebatou nada menos que 6 Oscars, entre eles os de melhor filme, melhor roteiro, melhor direção e melhor ator. Realmente, a atuação de Tom Hanks é fantástica. Menções especiais devem ser dadas a Gary Sinise, como o tenente Dan Taylor, Sally Field, como a mãe de Gump e Robin Wright Penn, como Jenny.



Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Eric Roth
Produção: Wendy Finerman, Steve Starkey, Steve Tisch
Música Original: Alan Silvestri
Fotografia: Don Burgess
Edição: Arthur Schmidt
Design de Produção: Rick Carter
Direção de Arte: Leslie McDonald, William James Teegarden
Figurino: Joanna Johnston
Efeitos Especiais: Allen Hall
Efeitos Visuais: Ken Ralston, Stephen Rosenbaum, George Murphy
País: USA
Gênero: Drama, Comédia
Nota: 9,2

Prêmios:
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Filme
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Roteiro Adaptado
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Direção
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Ator (Tom Hanks)
Academia de Hollywood - Oscar de Melhores Efeitos Especiais/Visuais
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Edição
Academia Britânica - Prêmio de Melhores Efeitos Especiais
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Filme-Drama
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Direção
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Ator-Drama (Tom Hanks)
Prêmios Amanda, Noruega - Amanda de Melhor Filme Estrangeiro
Prêmios para Jovens Artistas - Prêmio de Melhor Ator com menos de 10 anos (Haley Joel Osment)
Prêmios para Jovens Artistas - Prêmio de Melhor Atriz com menos de 10 anos (Hanna R. Hall)

Nenhum comentário:

Postar um comentário