quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Poemas do dia

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

Dicas de filmes

FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Sinopse

Forrest Gump é um homem muito especial que nasceu e cresceu em Greenbow, Alabama, onde sua mãe tem uma Pensão. Com um QI abaixo da média, fato que não o incomoda, nem à sua mãe, nem a Jenny Curran, sua melhor amiga, é entretanto considerado estúpido por muitos. Na verdade, ele é apenas uma pessoa ingênua, iluminada, débil e disciplinada que vê o mundo por uma perspectiva diferente, olhando a vida sempre de forma positiva.

Acidentalmente, Gump participa da história americana nos trinta anos que correspondem às décadas de 50 a 70. Assim, nos anos 50, ele inspira Elvis Presley a rebolar. Em 1963, presencia George Wallace tentando impedir a entrada de estudantes negros na Universidade do Alabama. Nos anos 70, em Washington, é a primeira pessoa a notificar as autoridades sobre as suspeitas atividades no Hotel Watergate. Gump visita a Casa Branca três vezes, participa do show de Dick Cavett com a presença de John Lennon, é considerado herói da Guerra do Vietnã, etc.

Enfim, ao longo de quase trinta anos, Gump torna-se uma estrela do futebol, um herói de guerra, um homem de negócios bem-sucedido e um ícone popular. Entretanto, há um elemento central que marca sua vida: seu amor por Jenny. Ela está sempre presente em seus pensamentos, não importa o que ele esteja fazendo ou o que ele seja.

Críticas

"Forrest Gump - O Contador de Histórias" é um filme maravilhoso, mágico. Apresentando várias mensagens, o filme foi feito para emocionar e para que as pessoas reflitam sobre a vida. A ótima história é contada com um misto de drama e bom humor, surpreendendo o espectador à cada cena.

O diretor Robert Zemeckis, aproveitando os recursos que os efeitos especiais oferecem, consegue colocar Gump em situações históricas verdadeiras, fazendo com que o nosso herói esteja presente em vários eventos que marcaram a vida americana.

"Forrest Gump - O Contador de Histórias" arrebatou nada menos que 6 Oscars, entre eles os de melhor filme, melhor roteiro, melhor direção e melhor ator. Realmente, a atuação de Tom Hanks é fantástica. Menções especiais devem ser dadas a Gary Sinise, como o tenente Dan Taylor, Sally Field, como a mãe de Gump e Robin Wright Penn, como Jenny.



Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Eric Roth
Produção: Wendy Finerman, Steve Starkey, Steve Tisch
Música Original: Alan Silvestri
Fotografia: Don Burgess
Edição: Arthur Schmidt
Design de Produção: Rick Carter
Direção de Arte: Leslie McDonald, William James Teegarden
Figurino: Joanna Johnston
Efeitos Especiais: Allen Hall
Efeitos Visuais: Ken Ralston, Stephen Rosenbaum, George Murphy
País: USA
Gênero: Drama, Comédia
Nota: 9,2

Prêmios:
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Filme
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Roteiro Adaptado
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Direção
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Ator (Tom Hanks)
Academia de Hollywood - Oscar de Melhores Efeitos Especiais/Visuais
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Edição
Academia Britânica - Prêmio de Melhores Efeitos Especiais
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Filme-Drama
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Direção
Globo de Ouro - Prêmio de Melhor Ator-Drama (Tom Hanks)
Prêmios Amanda, Noruega - Amanda de Melhor Filme Estrangeiro
Prêmios para Jovens Artistas - Prêmio de Melhor Ator com menos de 10 anos (Haley Joel Osment)
Prêmios para Jovens Artistas - Prêmio de Melhor Atriz com menos de 10 anos (Hanna R. Hall)

Mundo da musica



Legião Urbana




Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 à 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996.




Lema

Presente em quase todos os encartes de álbum da banda, a frase em latim Urbana Legio omnia vincit (Legião Urbana a tudo vence), adaptação feita por Renato Russo do mote Romana legio omnia vincit (Legião romana a tudo vence), criado pelo ditador Júlio César, tornou-se o lema da banda. Entre os poucos álbuns em que o epíteto não aparece, está A Tempestade, último trabalho da banda lançado com Russo ainda em vida e no qual o vocalista já se encontrava em avançado estágio da AIDS