quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mundo da musica



No ano de 1969 foi marcado mesmo pelo festival Woodstock o maior de todos os festivais de rock, realizado no fim de semana de 15 a 17 de agosto, em Bethel , Nova York , um mes depois do homem ter pisado na lua. O evento se chamava Woodstock Music & Art Fair, subtitulado "Primeira Exposiçao Aquariana". Seu slogan "tres dias de paz e música" logo foi modificado para "tres dias de paz e amor". O valor do ingresso para o fim de semana era 18 dólares, mas a maior parte do público invadiu o local derrubando as cercas (como pode ser visto no filme "Woodstock" de Michael Wadleigh).

A música rolou quase sem parar para meio milhao de jovens, com um cast de artistas que formavam um verdadeiro Quem é Quem do rock.
Na manha de segunda feira, dia 18 de agosto, sob um imenso sol alaranjado, Jimi Hendrix sobe ao palco, brindando aqueles que ainda nao tinham ido embora do local, com sua interpretaçao do hino nacional dos EUA, "The Star Spangled Banner" arrancando de sua guitarra explosoes de bombas, granadas, rajadas de metralhadoras e roncos de helicópteros, numa clara alusao r guerra do Vietna. Aqueles que tiveram o privilégio de viver o festival de perto, saíram sentindo-se ungidos de santidade. Ainda haveriam outros festivais (como o de Altamont, com 300 mil pessoas), mas nenhum com a força de um Woodstock.
Mas o Woodstock não foi só maravilhas....teve as partes podres como:
Falta de comida, condições sanitárias precárias, quase inexistentes, muitas drogas, e muito álcool, teve gente que perdeu muitaaa coisaaa , carros, amigos, e morreram 3 pessoas, mais tb nasceram 3 crianças. :) :) Apesar de tudo, não aconteceram nenhuma ocorrência grave. Não foi comunicado nenhum crime violento na área e nenhum caso de roubo ou invasão de domicílio nas casas vizinhas. A ação da polícia limitou-se à apreensão de drogas e pequenos casos, somente.
Mais desses 3 dias tiram muita cultura, eles aprenderam o verdadeiro significado das palavras dividir, ajudar, considerar, respeitar, a maioria saiu do Woodstock com uma visão totalmente diferente do mundo.
A Feira de Arte e Música de Woodstock, em 1969, trouxe mais de 450.000 pessoas para um pasto no Condado de Sullivan. Durante quatro dias, o local se tornou uma mini-nação contra-cultural na qual as mentes estavam abertas, drogas eram o que havia de mais legal e o amor era "livre". A música começou na tarde de 15 de agosto, sexta-feira, às 17:07h e continuou até a metade da manhã do dia 18 de agosto, segunda-feira. O festival fechou a via expressa do Estado de Nova Iorque e criou um dos piores engarrafamentos da nação. Mas valeu a pena !

Olha a Galerinha q tava la:
- Joan Baez
- Arlo Guthrie
- Tim Hardin
- Incredible String Band
- Ravi Shankar
- Richie Havens
- Sly & the Family Stone
- Bert Sommer
- Sweetwater
- Quill
- The Who
- Canned Heat
- Creedence Clearwater Revival
- Jefferson Airplane
- The Grateful Dead
- The Keef Hartley Band
- Blood, Sweat and Tears
- Crosby, Stills & Nash (& Young)
- Santana
- The Band
- Ten Years After
- Johnny Winter
- Jimi Hendrix
- Janis Joplin
- Joe Cocker
- Mountain
- Melaine
- Sha-Na-Na
- John Sebastian
- Country Joe and The Fish
- The Paul Butterfield Blues Band

Depois do grande sucesso que foi o Woodstock 69, os " Hippies " tentaram fazer outros Woodstocks...como o de 94 que foi realizado em Saugerties, NY e o de 99 q foi em Bethel, NY . Resumindo nenhum Woodstock terá o mesmo espirito a paz e a cultura do de 69 , afinal os tempos mudaram....

Nenhum comentário:

Postar um comentário